A cada dia 1º de maio todas (ou quase todas) cidades da Bavária levantam seu mastro numa disputa por qual será o maior e mais bonito: um enorme tronco de madeira, tradicionalmente pintado de baixo para cima, da esquerda para a direita nas cores azul e branco, lembrando assim os losangos da bandeira da Bavária.

Pois é, amigos, o povo aqui não brinca em serviço! Até para pintar o mastro tem regras!

Ninguém sabe explicar perfeitamente como essa história toda surgiu. Acredita-se que a tradição data do século XVI, mas que o primeiro mastro que se teve registro na história foi em Nürnberg no ano 1535. No entanto toda a tradição só ganhou força após 1635 passado o período da Peste Negra. O nome Maibaum quer dizer “Árvore de Maio”, devido a data que esta é erguida em forma de mastro.  Em algumas regiões na Alemanha acreditava-se que a Maibaum servia de proteção contra os maus espíritos.

Além de erguer o mastro com os símbolos das sociedades e fraternidades locais, os moradores encarregados de fazê-lo devem guardar para que ele não seja roubado por outra comunidade até o dia de sua elevação.
Não existem regras muito explícitas sobre o roubo da Maibaum, mas uma delas é clara para todos: Só pode roubar um mastro quem também está participando da produção de um.
Caso o mastro seja roubado, iniciam-se as negociações para a devolução do mesmo. O resgate normalmente é pago em bebida (cerveja, meus caros!) e comida. Mas caso a negociação não se dê até a data de erguer a Maibaum, essa se torna Schandbaum (árvore da vergonha) para a cidade/distrito de onde ela foi roubada.

A festa de elevação do mastro envolve muita comida, música e bebida, afinal de contas quem vai levantá-lo precisa estar alimentado e animado o suficiente para aguentar a árdua tarefa!

Tudo bem que hoje em dia já existem os guindastes para levantar, mas precisa ter uma desculpa pra festa, não é verdade?

Gostou da história? Conta aí pra gente!
Se quiser acompanhar esta festa, seguem os horários das cerimônias pela cidade:

Berg am Laim – 28.4.2018, a partir das 10:30 Uhr

Rotkreuzplatz – 1.5.2018, a partir das 10 Uhr

Lochhausen – 1.5.2018, a partir das 10 Uhr

Riem – 1.5.2018, a partir das 10:30 Uhr

Harthausen – 1.5.2018, a partir das 9 Uhr

Wiener Platz (Haidhausen) – 5.5.2018, a partir das 10h.


Os farofas

No final do ano de 2016, mais especificamente no mês de outubro, nos mudamos para a cidade de Munique, na Alemanha. Deixamos para trás alguns planos e trouxemos outros na bagagem. Dois Farofas Na Alemanha​ é uma página para falar da nossa experiência vivendo pela primeira vez fora do país, o contato com a nova cultura, as estranhezas, as descobertas, os sentimentos, a comida, as curiosidades e tudo mais que envolve o dia-a-dia de dois expatriados que carregam no peito e na vida a farofada que é o Brasil. Seja muito bem-vindo por aqui! Daiane e Hébert

2 Comments

Daniel · April 25, 2018 at 10:53 am

Até pra roubar mastro tem regras!! rs

    Os farofas · October 26, 2018 at 10:31 am

    Hahahaha! Alemães e sua organização peculiar rs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *