Muita gente nos pergunta se essas roupas são uma fantasia para a Oktoberfest.
A resposta é não! Essa roupa (Tracht como é chamado em alemão) é um traje típico e não uma fantasia. 
Esse traje é uma roupa de orgulho e você pode ver os locais usando-a o ano inteiro. Eles as trajam não só nas festas do povo, como em casamentos, no dia a dia, na igreja e até no trabalho!

E como se chamam esses trajes?
A roupa feminina é o Dirndl, que significa no dialeto baváro “jovem mulher” e a roupa masculina é a Lederhose, ou literalmente, “calça de couro” no alemão padrão (Hochdeutsch).

Embora pareça algo muiiito antigo, essa roupa tem pouco mais de 150 anos e foi uma jogada de marketing da familia aristocrata Wittelsbach que queria dar ao seu recém-criado reino uma identidade inconfundível. Para isso foi criado e promovido um traje “nacional” que expressava a maneira como a família de aristocratas queria que a Bavária fosse vista! A estratégia de marketing funcionou bem, não acham?

Nessa época do ano esses trajes são tão comuns nas lojas que é possível achar na C&A, TKMaxx, HM, KIK, online no supermercado Lidl, presencial no supermercado Aldi e em lojas específicas pelo centro da cidade.

Agora a dica mais especial sobre o Dirndl: a posição do laço no avental da moça define o estado civil dela para os demais.
Se a moça amarra o laço na direita, ela é casada. Na esquerda amarram as solteiras. No meio amarram as crianças e nas costas amarram as viúvas. As garçonetes costumam amarrar atrás também, mas não quer dizer que é pré-requisito para ser garçonete ser viúva também não.  😂 É só uma questão de costume!

https://www.adlermode.com/magazin/anleitung_dirndl-schleife-richtig-binden/

Segue a foto para vocês  visualizarem:

Quem já tem sua roupa para a Oktoberfest levanta a mão!!!

Categories: Oktoberfest

Os farofas

No final do ano de 2016, mais especificamente no mês de outubro, nos mudamos para a cidade de Munique, na Alemanha. Deixamos para trás alguns planos e trouxemos outros na bagagem. Dois Farofas Na Alemanha​ é uma página para falar da nossa experiência vivendo pela primeira vez fora do país, o contato com a nova cultura, as estranhezas, as descobertas, os sentimentos, a comida, as curiosidades e tudo mais que envolve o dia-a-dia de dois expatriados que carregam no peito e na vida a farofada que é o Brasil. Seja muito bem-vindo por aqui! Daiane e Hébert

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *