Muita gente nos pergunta se essas roupas são uma fantasia para a Oktoberfest.
A resposta é não! Essa roupa (Tracht como é chamado em alemão) é um traje típico e não uma fantasia.
Esse traje é uma roupa de orgulho e você pode ver os locais usando-a o ano inteiro. Eles as trajam não só nas festas do povo, como em casamentos, no dia a dia, na igreja e até no trabalho!
E como se chamam esses trajes?
A roupa feminina é o Dirndl, que significa no dialeto baváro “jovem mulher” e a roupa masculina é a Lederhose, ou literalmente, “calça de couro” no alemão padrão (Hochdeutsch).
Embora pareça algo muiiito antigo, essa roupa tem pouco mais de 150 anos e foi uma jogada de marketing da familia aristocrata Wittelsbach que queria dar ao seu recém-criado reino uma identidade inconfundível. Para isso foi criado e promovido um traje “nacional” que expressava a maneira como a família de aristocratas queria que a Bavária fosse vista! A estratégia de marketing funcionou bem, não acham?
Nessa época do ano esses trajes são tão comuns nas lojas que é possível achar na C&A, TKMaxx, HM, KIK, online no supermercado Lidl, presencial no supermercado Aldi e em lojas específicas pelo centro da cidade.
Agora a dica mais especial sobre o Dirndl: a posição do laço no avental da moça define o estado civil dela para os demais.
Se a moça amarra o laço na direita, ela é casada. Na esquerda amarram as solteiras. No meio amarram as crianças e nas costas amarram as viúvas. As garçonetes costumam amarrar atrás também, mas não quer dizer que é pré-requisito para ser garçonete ser viúva também não. 😂 É só uma questão de costume!
Segue a foto para vocês visualizarem:
Quem já tem sua roupa para a Oktoberfest levanta a mão!!!