Não é segredo para ninguém que a Baviera é conhecida por suas cervejas em todo mundo.
As principais e mais famosas cervejarias da Alemanha estão no estado da Baviera, do qual Munique é a capital. Inclusive a mais antiga cervejaria do mundo em funcionamento fica por aqui também, na cidade de Freising e se chama Weihenstephan. Mas não é sobre ela que vamos falar hoje!

Hoje é dia de falar da Erdinger, a maior cervejaria familiar produtora de cervejas de trigo (Weißbier) da Alemanha . Construída em 1886, a cervejaria está localizada na cidade de Erding que fica a cerca de 50min de trem do centro de Munique

 

 

A Erdinger produz apenas variedades de cerveja de trigo seguindo a Reiheintsgebot, a lei da pureza alemã que estabelece que, para ser considerada pura, uma cerveja deve levar apenas 4 ingredientes em sua composição: água, malte, lúpulo e cevada (ou trigo no caso da cerveja de trigo). Em 2018 a cervejaria chegou a produzir mais de 1.8 milhões de hectolitros de cerveja e atualmente exporta uma parte do que é produzido para mais de 90 países espalhados pelo mundo.
A Erdinger que atualmente tem um hotel e restaurante, conta também com um salão na própria fábrica para a recepção daqueles que tem interesse em fazer um tour pelas instalações da cervejaria.

 

Se você está neste post é porque provavelmente você quer saber como visitar essa fábrica que é um espetáculo! Então, vamos às informações úteis:

 

1. Informações sobre o Tour:

Os tours acontecem em alemão e inglês em diversos dias da semana.
Para participar, é preciso entrar no site da Erdinger na sessão “Brauereiführung”, selecionar a opção “Anmeldung” e comprar o ticket para o tour pela cervejaria.
O tour dura cerca de 3h e infelizmente não é recomendado a cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção devido aos 260 degraus existentes ao longo da fábrica que serão percorridos durante a visita.

Preço:
17 euros adultos.
8,50 euros para estudantes e jovens entre 14 e 17 anos.
Entrada livre para associados e menores de 14 anos.
No caso dos tickets reduzidos e entrada livre é preciso comprovar com identificação.

É possível efetuar o pagamento com débito automático, paypal e cartão de credito.

Caso você prefira fazer esse tour acompanhado de um guia privativo, indicamos o serviço da empresa de turismo: @voupraalemanha.

 

2. Como chegar na Erdinger?

Saindo da Estação Central de Munique (München Hauptbahnhof), pegar o trem S2-Erding e descer na estação final “Erding”. Ao lado da estação do trem está a rodoviária, onde você deverá pegar o ônibus 530 ou 540 direção “Erding” e descer na estação “Erding, Brauerei” que é onde está a cervejaria.
O ponto fica exatamente na calçada oposta em frente à fabrica. Um pouco depois fica a loja da fábrica que costuma ser o ponto do encontro para o inicio do tour.
Para voltar para Munique, você precisará pegar o ônibus no ponto que fica na mesma calçada da fábrica. Novamente, você poderá pegar o ônibus 530 ou 540 direção “Erding” e deverá descer na estação “Erding”. Nesse momento você terá voltado à estação de trens e deverá pegar o trem S2- Altomünster e, então, descer na estação München Hauptbahnhof (estação ão central de Munique).
O ticket de transporte deverá ser o Gesamtnetz. Para saber mais sobre os tickets da cidade, clique aqui.

 

3. Como funciona o tour?

                   

Você irá conhecer as instalações da cervejaria e, ao fim,  também degustará à vontade as cervejas na companhia de um menu que poderá ser escolhido assim que você iniciar o tour. As opções do menu são: Obatzda (queijo camembert temperado) acompanhado de Brezn (pão) ou a Weißwurst (salsicha branca) com mostarda e Brezn.
Para o tour é aconselhado ir com sapatos fechados e calça para protegê-lo melhor durante o passeio pela cervejaria. Em uma das vezes que fui, um trecho da fábrica estava sendo lavado e o chão estava molhado, por exemplo.

Uma outra dica é antes ou depois do tour (caso seu tour seja cedo) visitar a loja da cervejaria e aproveitar para comprar algum souvernir para lembrar dessa experiencia incrível.

                             

Espero que esse post os ajude a organizar uma viagem incrível pela Alemanha!
Se vocês usarem as dicas do nosso blog, nos marca lá no insta @doisfarofasnaalemanha pra gente ver e curtir também!

Um abraço,
Os Farofas.


Os farofas

No final do ano de 2016, mais especificamente no mês de outubro, nos mudamos para a cidade de Munique, na Alemanha. Deixamos para trás alguns planos e trouxemos outros na bagagem. Dois Farofas Na Alemanha​ é uma página para falar da nossa experiência vivendo pela primeira vez fora do país, o contato com a nova cultura, as estranhezas, as descobertas, os sentimentos, a comida, as curiosidades e tudo mais que envolve o dia-a-dia de dois expatriados que carregam no peito e na vida a farofada que é o Brasil. Seja muito bem-vindo por aqui! Daiane e Hébert

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *