Se você já veio à Munique na primavera ou verão, você já ouviu falar de Biergarten, ou Jardim de Cerveja numa tradução direta do alemão para o português.
Quando a primavera comeca, a temporada de Biergärten está aberta. Os jardins com seus bancos e mesas de madeira, árvores garantindo a sombra, comida típica bávara e cerveja (bebidas sem álcool também) ficam cheios. É o point de encontro dos alemães no verão e o melhor lugar para se divertir e comer de forma barata!


Mas você sabe como começou essa história toda de Jardins de Cerveja?

Não? Então senta que lá vem história!!!

De acordo com os regulamentos bávaros do ano de 1539, a cerveja só podia ser preparada entre o dia da festa e o feriado de São Miguel (em 29 de setembro) e o dia da honra de São Jorge (em 23 de abril). Ou seja, durante o inverno, onde a conservação da bebida era garantida por causa das baixas temperaturas.

Produzir a cerveja durante o verão era difícil devido ao processo de fermentação e ao risco de incêndios nas fábricas. A solução inicialmente era a Märzenbier (cerveja de março) produzida mais forte que a original para garantir a durabilidade durante os dias mais quentes. Porém conservar a cerveja ainda era um problema. Foi aí que os cervejeiros decidiram construir aos arredores das fábricas, as caves de cervejas- estruturas no subsolo onde esta era armazenada. Para auxiliar no resfriamento do solo, plantaram árvores sobre as caves que, por sua vez, produziriam sombras e ajudariam no processo.

Nesse ponto você que já conhece um Biergarten, já percebeu que foi aí que nasceram os Jardins de Cerveja.
Os produtores decidiram então colocar bancos e cadeiras nesses jardins e vender a cerveja para a população, mas os comerciantes da região não ficaram felizes com isso e os ânimos se alteraram. Antecipando-se a uma rebelião, Ludwig I decide liberar a venda de bebida, mas não de alimentos. Então, aqueles que quisessem comer, teriam que levar a comida de casa (chamado em alemão: Brotzeit, ou em português, petisco mesmo. *risos).

E assim nasceu a tradição dos Biergärten!

Hoje em dia (ou melhor, há um bom tempo), você já pode comprar comidas no local, embora muita gente leve lanches de casa também! A comida à venda nos Jardins de Cerveja são pratos típicos alemães e, para quem não gosta, em alguns deles, pelo menos pizza é possível encontrar.

Mas como costumo brincar e parafrasear a Alcione (é, a cantora mesmo): “Quem não gosta de comida alemã, bom sujeito não é!”

Essa tradição é tão importante para os alemães que pelo menos aqui em Munique há um mapa com os Biergärten da Cidade x Estações de Metrô/Trem (U-Bahn e S-Bahn como são chamados aqui). Segue abaixo a imagem retirada do site da cidade: http://www.muenchen.de/freizeit/sommer/biergartenfahrplan.html


Meu Biergarten preferido é o do Augustiner Keller.
Se você já visitou algum aqui em Munique ou na sua cidade, me conta qual é o seu preferido!
Ou se você ainda não visitou a Alemanha, esse passeio vai entrar na sua lista de viagens?  

 


Os farofas

No final do ano de 2016, mais especificamente no mês de outubro, nos mudamos para a cidade de Munique, na Alemanha. Deixamos para trás alguns planos e trouxemos outros na bagagem. Dois Farofas Na Alemanha​ é uma página para falar da nossa experiência vivendo pela primeira vez fora do país, o contato com a nova cultura, as estranhezas, as descobertas, os sentimentos, a comida, as curiosidades e tudo mais que envolve o dia-a-dia de dois expatriados que carregam no peito e na vida a farofada que é o Brasil. Seja muito bem-vindo por aqui! Daiane e Hébert

1 Comment

Juliana Arone · April 24, 2018 at 6:00 am

Oi coisa goxtosa rsrs, valeu pelas informações, não sabia da história e muito menos do mapa dos Biergärten… infelizmente todas as vezes que fui a Munique era inverno 😩 as cidades mudam muito com a chegada da primavera/verão. Fui a Dresden semana passada e já vi com outros olhos, acho q no inverno não prestamos muito atenção aos detalhes… eu pelo menos ando rápido para chegar logo em um lugar bem quentinho 😁 doida pra voltar a Munique e conhecer no calorzinho 😘😘

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *